Plano de pormenor de reordenamento da UC Muthita

Equipa: Roberto Bernardo, Clodomiro Muiambo

Data: 2008

Cliente: Conselho Municipal de Nampula

Localização:  Cidade de Nampula

Temática:  Plano de Pormenor

Estado:  Implementado

Interveção urbanística

Para a intervenção urbanística do presente Plano de Pormenor teve-se em consideracao as varias caracteristicas da area de intervansao, nomeadamente os varios cursos de agua, as linhas de alta tensao, a topografia do terreno, entre outros. A malha urbana devera ser disposta de modo a reduzir ao maximo os riscos de erosao.

 

Habitação

Segundo o Censo da População 1997 em Moçambique uma família moçambicana tem em média cerca de 5 membros. Com base nesta média estabeleceu-se uma tipologia habitacional no qual resultou na proposta de dois tipos de talhões nomeadamente, 20x30 m e 30x40 m. Esta proposta tomou em consideração os hábitos e costumes da população semiurbana nesta região, conforme também foi previsto no Plano de Estrutura da Cidade de Nampula e Plano Estrategico do Desenvolvimento das Cidades. Assim, propõe-se uma organização territorial da unidade de 1218 famílias organizadas em quarteirões de aproximadamente 50 blocos cada.

 

 

Rede viária

As estradas, foram concebidas de forma a minimizar os custos na construção e na manutenção e serão em terra natural, limpa e nivelada numa primeira fase sendo que posteriormente poder-se-a asfaltar. O melhoramento destas infra-estruturas dependera da capacidade do Município ou do Estado bem como através do financiamento de outros parceiros, ONG, entre outros.

Saneamento e ambiente

A gestão de lixo no período pós-ocupação dos talhões deverá ser estudada de forma a responder a fraca capacidade da população pagar o serviço de recolha do lixo. A proposta seria de estabelecer um programa de gestão e transformação de resíduos sólidos por parte das famílias da nova área. A maior parte de resíduos sólidos nas áreas de carácter rural têm sido orgânicos o que pode facilitar a gestão, por isso, é necessário recolher algumas experiências em saneamento a baixo custo, implementadas em outras partes. O uso de latrinas melhoradas é forma viável de garantir o saneamento básico, numa primeira fase.