Demo

 

Nos próximo 16 à 18 de Abril, a Vocação Técnica, LDA irá organizar o workshop "Cenários de desenvolvimento urbanos dos municípios alvos". O objectivo do seminário é de apresentar o diagnóstico sobre a situação actual das cidades e Vilas incluídos os comentários das Audiências Públicas e do Conselho Técnico do MITADER na perspectiva de formular e discutir os cenários para o desenvolvimento urbano de cada Autarquia.

O Seminário irá iniciar com uma breve apresentação dos participantes e do levantamento das suas expectativas em relação ao Seminário.

 Como introdução aos aspectos específicos do seminário será apresentado e comentado um documentário apresentando diferentes abordagens sobre surgimento de cidades.

 De seguida será apresentada a metodologia adoptada para a elaboração do diagnóstico dos atributos físicos, socioeconómicos e das infra-estruturas e dos equipamentos socias culminando com a apresentação da metodologia para o esboço das propostas dos cenários de desenvolvimento urbano de cada autarquia.

 Em momentos separados e depois em plenário para partilha serão feitas reflexões sobre a actual visão do desenvolvimento de cada autarquia presente no seminário ao que se seguirão diferentes momentos de produção de distintos cenários de desenvolvimento urbano baseados na operacionalização do Plano de Estrutura Urbana, documento a elaborar e base para a realização do Seminário.

 No final do Seminário proceder-se-á à avaliação dos cenários produto do Seminário. Esta avaliação terá como base os indicadores espaciais internacionalmente definidos e utilizados pela maioria das cidades no mundo. 

Local: Cidade de Maputo

Data: 16 a 18 de Abril de 2019

Duração:  3 dias

Período: 8:00 as 16:00 horas

Participantes:

  1. Presidentes e Técnicos das Autarquias de Molócuè, Milange, Gurúè, Boane e Nhamatanda (10 pessoas);
  2. Direcção Nacional de Ordenamento Territorial e Reassentamento MITADER (5 pessoas);
  3. Direcção Nacional de Desenvolvimento Autárquico MAEFP (2 pessoas);
  4. Team Vocação Técnica e TSPA.